Para acessar as salas e minicursos é necessário entrar no sistema de inscrições. Caso tenha dificuldades, acesse o tutorial do sistema aqui.

Comunicações Orais

DIA 14/12/2020 – 14h às 16h

Sala 01 – GT1 – Formação de Professores – Lucimeire da Silva Furlaneto e Selma de Souza Nunes  

  • A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR – ureo Jos Barbosa; Marta Cristina Barbosa; Maria Rita da Cunha
  • A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – PAULO DEIMISON BRITO DOS SANTOS
  • FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁXIS EDUCATIVA: AÇÃO TRANSFORMADORA DA REALIDADE SOCIAL – Clatione Almeida de Magalhes; Mayara Carlotto de Novais; Sylvia Alessandra Fragoso Sousa Silva
  • Relato de experiência: Programa de Pós-graduação em Ensino no decorrer da pandemia – Jaryanne Rufino da Silva; Hlio Cinquini Vianna Jnior
  • O ENSINO DE HISTÓRIA COMO CAMINHO PARA A PRÁXIS CIDADÃ – Vânia Maria dos Santos
  • ESPAÇO DE AULA ARRAIGADO DE DESAFIOS EM TEMPO DE PANDEMIA – Maria Pina de Souza Santana; Renata da Penha Coelho Mata; Márcia Roza Lorenzzon

Sala 02 – GT1 – Formação de Professores – Enilda Euzébio  

  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA NO ESTADO DE MATO GROSSO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Enilda Euzebio da Silva
  • NARRATIVAS DO PROFESSOR INICIANTE E INGRESSANTE: AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – RONALDO PEREIRA DA COSTA; Magna Aparecida da Silva Matos
  • O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE CUIABÁ-MT – Daniele Vilela Itacaramby; Cleonice Terezinha Fernandes
  • A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA – JENY MACHADO DO VAL TAVARES; Glaucia Marcile de Oliveira Santos
  • A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS COMO METODOLOGIA DE SUPERAÇÃO DE DEFASAGENS DE APRENDIZAGEM: UMA AÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA – Jovelina Lenir Carlini da Rocha; Hemily Sued Alves Costa; Marcelo Batista
  • A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – Valdicleia Pereira Barbosa

Sala 03 – GT1 – Formação de Professores – Eudes Arraes Gois  

  • POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA: O PROJETO SALA DE EDUCADOR COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE – Eudes Arrais Gois, Valdelice de Oliveira Holanda.
  • A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO LEITORA – Alessandra Costa
  • FORMAÇÃO: METODOLOGIAS ATIVAS – UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA – Izaias de Lacerda Pereira; Juliana Dutra Ferreira; TAGIANA MARIA DA SILVA BANDEIRA
  • OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – Clatione Almeida de Magalhes;  Mayara Carlotto de Novais; Veronica Rodrigues Pereira
  • O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E GÊNEROS TEXTUAIS: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIANTE OS DESAFIOS DA PANDEMIA – Glaucia Marcile de Oliveira Santos; JENY MACHADO DO VAL TAVARES
  • A LINGUAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ABORDAGEM DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL – Glaucia Marcile de Oliveira Santos; JENY MACHADO DO VAL TAVARES

Sala 04 – GT1 – Formação de Professores – Alessandro Araújo  

  • A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS –  Alessandro Batista de Araujo; Verondina Ferreira Santana Mamore; Andreia Cristiane de Oliveira
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DESAFIO DOS PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT – CRISTIANE MONTES DE NOVAIS; GUSTAVO DUCOFF GUIMAR�ES
  • O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM BREVE RELATO – TAGIANA MARIA DA SILVA BANDEIRA
  • ENTRAVES PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES INICIANTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS/MT EM PLENA PANDEMIA: REIVENTANDO SUA PRÁTICA – Jucelma Lima Pereira Fernandes; Jessica lorrayne ananias da silva; Simone Albuquerque da Rocha
  • A Química do Canjinjim a partir de uma Sequência Didática Interativa – Fabia Elaine Ferreira de Melo
  • O PROCESSO SELETIVO DAS ESCOLAS PLENAS DE MATO GROSSO E A CRISE DA EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL – LUCIANNE GOMES DA SILVA MARIANO; André Riul;

Sala 05 – GT2 – Políticas Públicas Educacionais – Eduardo Pinheiro Santana 

  • DESAFIOS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO PARA TODOS EM TEMPOS DE PANDEMIA – ANA ROSA GOMES FERREIRA; CRISTIANE ARAUJO COSTA; Ester Landvoigt da Silveira
  • PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS – Flvio Bispo de Lira
  • RACIONALIDADE TÉCNICA: A CRÍTICA NICHENEANA ÀS POLÍTICAS NEOLIBERAIS DE EDUCAÇÃO – Paulo Henrique Barbosa ; Andreia Cristiane de Oliveira
  • GESTÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO ATUAL DE EXPANSÃO DO CAPITALISMO NEOLIBERAL – Eduardo Pinheiro Santana;  Simone Marques Lima;  Jane Iris Araujo Cabrera Penasso;  Rosana Maria Torres;
  • O SUJEITO, O SABER E A POLÍTICA NEOLIBERAL NA ATUALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE – Eduardo Pinheiro Santana; Silvani Pereira de Oliveira; Francisco Miranda Filho; Eunice Muniz de Melo

Sala 06 – GT2 – Políticas Públicas Educacionais – EVERTON OLIVEIRA / Sávio Antunes dos Santos   

  • GESTÃO DEMOCRÁTICA? PROCESSO SELETIVO PARA DIRETORES NO ESTADO DE MATO GROSSO – TATIANE NOGUEIRA SANTOS; DIONSON OLIVEIRA ALVES; Keiliane Lopes Correa
  • AS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS DOS TRABALHADORES-ESTUDANTES DA EJA EM CUIABÁ DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 – Lucimberg Camargo Dias
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, DIÁLOGOS E REFLEXÕES – Sebastiani Stamm Hirsch Brambilla; Luana Kunzler; TAITA LIMA DO NASCIMENTO
  • LIVES DE BOAS PRÁTICAS DAS ESCOLAS PLENAS – WALESKA GONALVES DE LIMA; GISELI DUARDO MACIANO ; Claudia Ines Dahmer
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO REMOTO: O REINVENTAR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA – CRISTIANE ARAUJO COSTA; Andre Junior Braga; ANA ROSA GOMES FERREIRA

DIA 15/12/2020 – 14h às 16h

Sala 07 – GT3 – Cultura escolar, Inclusão e Diversidade – Francisco Miranda   

  • CURRÍCULO: UM REPERTÓRIO CULTURAL QUE PRODUZ DIFERENÇAS – Silvany Soares de Oliveira; Clatione Almeida de Magalhes; Gilberto Velasco de Souza.
  • ARTE-EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO: UMA REFLEXÃO SOBRE VALORIZAÇÃO E MARGINALIZAÇÃO DO SABER SENSÍVEL – LUCIANNE GOMES DA SILVA MARIANO; Maike Moreira de Souza.
  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA: DO DESENVOLVIDO AO DESEJADO – Lindinalva Alves da Silva Odi; Divanete Conceicao de oliveira; FABIANA LOURENCO DOS SANTOS;
  • # A PANDEMIA E O PROTOGONISMO DAS JUVENTUDES – Divanete Conceicao de oliveira; Lindinalva Alves da Silva Odi; Diogo Diedrich Lemes Grellmann.
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – Camila Aparecida Miranda de Jesus; Cristiane Ferreira Portugu�s Almeida.
  • A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO PLURAL: QUESTÕES RACIAIS E O ANTIRRACISMO POR MEIO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO – Anyellen Mendanha Leite.

Sala 08 – GT4 – Práticas Pedagógicas e Avaliação das aprendizagens – Jane Iris     

  • FRACASSO ESCOLAR: ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (1998-2018) – CRISTIANE FREITAS PEREIRA SILVA; SÍLVIA DE FÁTIMA PILEGI RODRIGUES
  • OS DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO REMOTO – ROSANGELA FERREIRA DOMINGUES; Wedna Mineira de Souza.
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – CARLA DE CARVALHO SANT ANA; Laudileire Cristaldo Chaves; Aline Boff Vaz.
  • PAULO FREIRE E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – EDERSON ANDRADE; Lucas Santana Veloso Guedes ; Kleiton dos Santos Reis.
  • O DESENVOLVIMENTO MOTOR E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE DANÇA INSERIDAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE CUIABÁ-MT – CREVERSON LUAM DE OLIVEIRA; Cleonice Terezinha Fernandes;
  • A ORGANIZAÇÃO DE CANTOS TEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – LHAYS INGRYD SOARES LEITE; Luciene Teodoro das Chagas Passos ; Cleiton Malheiro de Oliveira.

Sala 09 – GT4 – Práticas Pedagógicas e Avaliação das aprendizagens – Verondina Mamoré  

  • A ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE INTERVENÇÕES EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICIPIO DE BARRA DO GARÇAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NOS ESTUDANTES – PRICILA CABRAL COELHO MORAES; ELIANE PEREIRA CAMPOS SILVA.
  • O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO: BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE – Leonardo Alisson Pompermayer Verderio; Ademar de Lima Carvalho.
  • QUAL SERÁ A ESCOLA DO FUTURO? – ANA ROSA GOMES FERREIRA; Andre Junior Braga; CRISTIANE ARAUJO COSTA;
  • A PRÁTICA DA TUTORIA NOS TEMPOS DA PANDEMIA: A RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE NA NOVA FORMA DE ENSINAR – Laudileire Cristaldo Chaves; Rafael Ferreira Messias; Guilherme Henrique Rodrigues Bezerra.

Sala 10 – GT4 – Práticas Pedagógicas e Avaliação das aprendizagens – SALMA MARIA LEMES MARTINS  / Dilma Albertina de Campos

  • MANDALA DIDÁTICA: RELATO DE UM PLANO DE AULA DE GÊNERO CONTO E AS POSSIBILIDADES DE METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEM – Cleiton Malheiro de Oliveira; LHAYS INGRYD SOARES LEITE; Luciene Teodoro das Chagas Passos.
  • AVALIAÇÃO SEMANAL NA ESCOLA PLENA EM TEMPOS DE PANDEMIA – Elierge Barros Costa ; Laudileire Cristaldo Chaves.
  • O ENSINO DA HISTÓRIA, CULTURA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR – DANIELLE LOANA GONALVES DE SOUZA; Ozeas de Oliveira; Jeison Carlos de Souza.
  • PROJETO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SILVESTRE GOMES JARDIM-TEMPO INTEGRAL – Aline Boff Vaz; CARLA DE CARVALHO SANT ANA; MARIA PESSOA VIEIRA PINHEIRO.
  • EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NOVO OLHAR PARA A APRENDIZAGEM – Maria.

Sala 11 – GT4 – Práticas Pedagógicas e Avaliação das aprendizagens – Heleni Lima da Costa /   Jefferson Ferreira

  • Formação continuada como componente indispensável para implementação das Políticas Públicas de Educação Ambiental: Estudo de caso da aplicação de um método de pesquisa-ação em uma microbacia urbana em Várzea Grande – MT – Selma de Souza Nunes; DANIELA MAIMONI DE FIGUEIREDO.
  • ANÁLISE DO ENSINO DO GÊNERO ORAL NO LIVRO DIDÁTICO NOVO PITANGUÁ – POLIANA RODRIGUES FLORENTINO; VANIA SANTOS DA SILVA; Maria.
  • IMPLEMENTAÇÃO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO INTERDISCIPLINAR E PERPECTIVAS FUTURAS – Selma de Souza Nunes; DANIELA MAIMONI DE FIGUEIREDO.
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS CONEXÕES E USO – Ana Patricia dos Santos; Káthia dos Santos Rocha; SANDRA REGINA FRANCISCATTO BERTOLDO.
  • O “JOGO DO RELÓGIO ESTICADO” COMO POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O TRABALHO COM ALUNOS QUE APRESENTAM DISCALCULIA – Elizimari de Queiroz Sobrinho.

Sala 12 – GT5 – Profissional da Educação – ANDREIA CRISTIANE OLIVEIRA    

  • O ADOECIMENTO DE PROFESSORES INGRESSANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE RONDONÓPOLIS/MT: BREVE ANÁLISE – Ester Landvoigt da Silveira e Simone Albuquerque da Rocha
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS FUNCIONÁRIOS DO CEFAPRO DE RONDONÓPOLIS: VESTÍGIOS DO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL – Andreia Cristiane de Oliveira; Juscimar Reck da Silva; Climene Campos de Souza Feitosa.
  • A ESCOLA E A POLÍTICA COMO FERRAMENTA DE REGULAÇÃO SOCIAL – Jucelma Lima Pereira Fernandes; JULIA ALESSANDRA MACHADO DE CASTRO; jessica lorrayne ananias da silva.
  • Estado do conhecimento: desenvolvimento profissional do professor da Educação Infantil – Syler Jean Vieira Alves Nogueira.
  • O PROFESSOR-ORIENTADOR DE ÁREA: UMA PRÁXIS EM BUSCA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES – Diogo Diedrich Lemes Grellmann.
  • O PROGRAMA ATIVIDADES PARA ALÉM DA ESCOLA – UM OLHAR SOBRE AS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – Ester Rodrigues da Silva Paz; Claudia Aparecida do Nascimento e Silva; Paola Simone Alves da Silveira.

Minicursos

MINICURSOS

DIA 16/12/2020 – 14h às 16h

Minicurso 1 – INCLUSÃO DA PESSOA COM AUTISMO: AS EXPERIÊNCIAS E AS SUTILEZAS DO UNIVERSO TEA – Simone de Paula Rocha Souza; Gabrielle Soares Arantes;

SIMONE ROCHA (RESPONSÁVEL)

Minicurso 2 – MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS:  A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO – Simone Marques Lima; Simone de Paula Rocha Souza; Jane Iris Cabrera Penasso; Rosana Maria Torres.

SIMONE MARQUES (RESPONSÁVEL)

Minicurso 3 – O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS – Andreia Cristiane de Oliveira; Verondina Ferreira Santana Mamore; Alessandro Batista de Araujo.

ANDREIA, VERONDINA E ALESSANDRO (RESPONSÁVEIS)

Minicurso 4 – A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE MATEMÁTICA COM BASE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES – Glauco Cauê Yamamoto Moral; Thais Silva Verão Theodoro; Césa Mara Vieira de Moraes Zímpel; Eudes Arrais Goes.

GLAUCO, THAÍS, CESA E EUDES (RESPONSÁVEIS)

Minicurso 5 – METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO HÍBRIDA E SALA DE AUAL INVERTIDA EM EVIDÊNCIA NA ESCOLA – Marcelo Pereira Rocha;

ELIANE APARECIDA MARTINS DE ALMEIDA (RESPONSÁVEL)

Minicurso 6 – VIVÊNCIA BIOLÓGICAS: O USO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA – Lidiane Maria Queiroz;

FABIA ELAINE FERREIRA DE MELO (RESPONSÁVEL)

Minicurso 7 – LEI 11.645/08: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS  NO DRC/MT E O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA – Silvani Pereira de Oliveira; Eunice Muniz de Melo; Francisco Miranda Filho; Everton da Silva Oliveira.

VERANILDES SILVA (RESPONSÁVEL)

Minicurso 8 – O BANQUETE TUPINAMBÁ E A REDANÇÃO DE CAM: O USO DE IMAGEM NA SALA DE AULA – Edmara da Costa Castro Dallabrida; LUCIENE DE MORAIS ROSA; LUCIANA AKEME SAWASAKI MANZANO DELUCI;

KÁTIA AUXILIADORA DE ARRUDA PINTO (RESPONSÁVEL)

Minicurso 9 – EDUCOMUNICAÇÃO: UM CONVITE À PARTILHA DE CONHECIMENTOS – marcela cristiane ribeiro brito; thiago cury luiz; ronaldo eustaquio feitoza senra ;

LEANDRA RODRIGUES DA SILVA (RESPONSÁVEL)

Minicurso 10 – RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE HORA FUNÇÃO NO TRABALHO DOCENTE – Leila da Silva Gonçalves.